Mês do Consumidor
Termina em:
Consumidora em frente a um setup ergonômico pesquisando preços.

Semana do consumidor: compensa mesmo comprar neste período?

Tem gente que não faz ideia, mas vai ouvir e ver muita coisa sobre a Semana do Consumidor nos próximos dias.

É um período de descontos, promoções e vantagens para quem vai às compras. Muitas pessoas, inclusive, já estavam aguardando a data.

Mas antes de pôr a mão no bolso, é importante se informar para garantir que você vai fazer escolhas inteligentes e aproveitar, ao máximo, essa oportunidade.

Neste guia, vamos explorar tudo o que você precisa saber para fazer compras de forma inteligente e econômica na Semana do Consumidor.

Semana do Consumidor. Por que a data existe?

Setup ergonômico para a semana do consumidor.

A Semana do Consumidor, quando começou, lá na década de 60, não tinha esse objetivo de trazer descontos para consumidores.

Mas era uma iniciativa com foco na segurança, para promover os direitos dos consumidores em todo o mundo.

Hoje, a data oficial do Dia do Consumidor – que depois virou semana -, é celebrada em 15 de março. E se tornou um evento global, marcado por promoções especiais em lojas online e físicas.

E vale o desconto?

Sim. É comum nessa data ver descontos que ultrapassam os tradicionais 5% e 10%. Você pode encontrar produtos até pela metade do preço nessa época.

Algumas lojas são ainda mais ousadas e vendem os produtos com até 70% de desconto.

Lembrando que o período de promoção é adotado por uma série de setores: eletrônicos, moda, itens para casa e, claro, beleza.

Lembrou muito uma data voltada para o consumidor que acontece em novembro, né? Vamos falar mais sobre isso no tópico abaixo.

Semana do Consumidor X Black Friday

Para ficar bem claro, Semana do Consumidor e Black Friday são muito parecidos, já que as lojas aproveitam essas épocas para fazer promoções, dar descontos e outras vantagens.

Inclusive, os dois períodos, hoje tradicionais no comércio nacional, foram importados dos Estados Unidos (EUA).

A Black Friday é mais popular, mas a Semana do Consumidor começa a fazer parte do calendário de compras dos consumidores no Brasil.

O Google Trends, ferramenta do Google que mostra a frequência de pesquisas por um termo, mostra que de 2019 para cá, houve evolução de buscas pela palavra-chave “semana do consumidor”.

Isso indica que a data (algumas empresas estendem as promoções por mais de uma semana ou o mês inteiro) atrai o interesse dos consumidores ano a ano.

A Semana do Consumidor 2024 é uma ótima oportunidade para investir em algum produto pagando mais barato, principalmente para quem perdeu a Black Friday 2023.

Como aproveitar a Semana do Consumidor de forma segura e inteligente

Setup gamer para a semana do consumidor.

Os consumidores mais engajadas com o calendário do comércio já estão de olho na Semana do Consumidor.

Mas golpistas e, até mesmo, sabendo disso, aproveitam o impulso de compra por parte do consumidor para fazer ofertas duvidosas.

Diante disso, separamos 7 ações que você pode adotar para fazer compras mais inteligentes, sem correr riscos de fraude ou de comprometer o orçamento.

1 - Comparação de preços

Nem sempre o desconto anunciado é a melhor oferta disponível. Verifique se os preços estão realmente mais baixos do que em outros períodos do ano para garantir que você está economizando de verdade.

Por isso, antes de fazer suas compras durante a Semana do Consumidor, reserve um tempo para comparar os preços dos produtos que você deseja comprar.

2 - Compras impulsivas

Com tantas ofertas tentadoras, é fácil cair na armadilha das compras impulsivas durante a Semana do Consumidor. E não é porque está em promoção que você precisa comprar.

Para evitar gastos desnecessários, faça uma lista de compras com antecedência e mantenha-se fiel a ela.

Além disso, dê um passo para trás antes de finalizar uma compra e pergunte a si mesmo se você, realmente, precisa daquele item.

3 - Condições de pagamento

Muitos varejistas oferecem condições de pagamento especiais durante a Semana do Consumidor, como descontos adicionais para pagamentos à vista ou parcelamento sem juros.

Antes de fazer uma compra, verifique as opções de pagamento disponíveis e escolha aquela que melhor se adapta ao seu orçamento.

4 - Política de trocas e devoluções

É importante estar ciente da política de trocas e devoluções das lojas participantes antes de fazer suas compras durante a Semana do Consumidor.

Certifique-se de que você vai ter a opção de devolver ou trocar um produto caso a mercadoria não atenda às expectativas, garantindo uma experiência tranquila de compra.

5 - Segurança nas compras online

Ao fazer compras online durante a Semana do Consumidor, é essencial priorizar a segurança.

Verifique se o site é seguro antes de inserir informações pessoais ou de pagamento e evite compartilhar dados sensíveis em redes Wi-Fi públicas.

Além disso, opte por métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito com proteção contra fraude.

6 - Produtos que realmente precisa

Antes de sair às compras, faça uma avaliação honesta das suas necessidades reais. Concentre-se em comprar produtos que você realmente precisa, que vão ser funcionais.

Lembre-se de que economizar dinheiro é tão importante quanto gastar o recurso de forma inteligente.

7 - Avaliações de produtos e lojas

Antes de fazer uma compra durante a Semana do Consumidor, verifique as avaliações dos produtos e das lojas para garantir a qualidade e a confiabilidade.

Procure por feedback de outros consumidores e leve em consideração suas experiências ao tomar uma decisão de compra.

Conclusão

A Semana do Consumidor é uma oportunidade para que muita gente possa investir em produtos pagando mais barato, mas é preciso fazer as compras com inteligência.

E com as dicas acima em mente, você está pronto para aproveitar ao máximo a Semana do Consumidor, fazendo compras seguras e economizando dinheiro.

Lembre-se de manter um equilíbrio entre aproveitar as ofertas e respeitar o seu orçamento!

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.