Aumentando a produtividade no trabalho: o poder do design do escritório

Aumentando a produtividade no trabalho: o poder do design do escritório

Olhe o ambiente em que você está agora. Pense um pouco no que você sente aí. Provavelmente, na sua casa você sente um tipo de emoção; já no trabalho; uma completamente diferente. 

É que o espaço onde a gente está tem uma influência enorme no nosso comportamento. Logo, é possível “manipular” o espaço para que provoque certos hábitos, como a produtividade.  

É isso que a gente vai abordar neste texto. Vamos mostrar como o design de um escritório pode aumentar a produtividade e forneceremos dicas valiosas para otimizar seu espaço de trabalho. 

Vamos lá! 

Como a construção e o design do escritório vão aumentar a produtividade? 

Vários aspectos podem influenciar o aumento de produtividade no espaço de trabalho. Das cores da parede até o mobiliário usado. 

Abaixo, a gente lista os pontos que fazem mais diferença no espaço e que, com certeza, vai gerar mudança de comportamento das pessoas. 

Ergonomia e conforto 

É preciso pensar no mobiliário. Investir em móveis e equipamentos ergonômicos, como cadeiras ajustáveis e mesas adequadas, contribui para a saúde e o conforto dos funcionários. 

Produtos de qualidade e com alto nível de ajustes, que se regule de acordo com o uso da pessoa, vai ajudar a evitar dores e lesões relacionadas ao trabalho. Um ambiente confortável permite que os colaboradores se concentrem melhor em suas atividades. 

Iluminação 

Um ambiente bem iluminado pode ser extremamente estimulante. A entrada de luz natural, por exemplo, pode melhorar o humor das pessoas. 

Mas é importante ficar atento porque luzes que batem diretamente nos olhos podem provocar o efeito contrário. 

Cores 

Aqui pode entrar a psicologia das cores. Azul e verde promovem a calma e a concentração, enquanto cores vibrantes como laranja e amarelo podem aumentar a criatividade. 

Incorporar essas cores nas paredes, móveis e elementos decorativos do escritório pode estimular a produtividade e a motivação da equipe. 

Versatilidade 

Ambientes colaborativos, compartilhados, facilitam a comunicação e o trabalho em equipe, enquanto áreas silenciosas permitem a concentração individual em tarefas complexas. 

Ao fornecer opções de espaços de trabalho adequados, os funcionários podem escolher o ambiente que melhor atenda às suas necessidades e maximizar sua eficiência. 

Disposição do espaço 

Aí entra o layout, que vai permitir essa versatilidade. Posicionar departamentos próximos uns dos outros, criar áreas de fácil acesso e minimizar barreiras físicas. 

Isso vai facilitar a colaboração e a comunicação entre os membros da equipe. Um fluxo eficiente reduz o tempo perdido e aumenta a eficácia das tarefas. 

Áreas de descompressão 

Incorporar áreas de descanso e relaxamento no escritório é essencial para aumentar a produtividade dos funcionários. 

Disponibilizar espaços confortáveis, como salas de descanso equipadas com sofás, poltronas e, até mesmo, jogos de tabuleiro, permite que os colaboradores descansem e relaxem durante os intervalos. 

Quem pode me ajudar a aumentar a produtividade no trabalho? 

Até aqui, falamos de ambiente. Por isso, o design de um escritório pode ser desenvolvido por profissionais especializados, como designers de interiores, arquitetos ou empresas especializadas. 

Esses profissionais têm conhecimentos técnicos e expertise na criação de ambientes de trabalho funcionais e esteticamente agradáveis. 

Ao contratar um profissional ou uma empresa, é importante compartilhar as necessidades e objetivos da empresa, além de discutir as preferências, cultura e identidade visual. 

O profissional vai criar um espaço que atenda aos requisitos específicos, considerando fatores como layout, fluxo de trabalho, ergonomia, iluminação, cores, materiais e mobiliário. 

Durante o processo de design, esse profissional vai realizar pesquisas, desenvolver conceitos, criar propostas e apresentar soluções personalizadas para o escritório. 

O responsável pelo projeto vai considerar os aspectos práticos e estéticos do ambiente, levando em conta as necessidades funcionais e o bem-estar dos colaboradores. 

O projeto 

Ao final do processo de design, o profissional vai um plano detalhado, incluindo plantas baixas, visualizações em 3D, especificações de materiais e mobiliário que vão servir como guia para a implementação do projeto. 

Independentemente de quem desenvolve o design do escritório, é essencial contar com profissionais qualificados e experientes para ter um resultado que promova a produtividade, o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. 

Ações que contribuem para o aumento da produtividade no escritório 

Agora você já sabe como o ambiente vai promover o aumento da produtividade no escritório e qual profissional vai te ajudar nesse projeto. 

Mas é possível adotar outras ações que vão ajudar a mudanças de hábitos no ambiente corporativo para que se tenha resultados positivos. 

Incentivo à saúde 

Incentive a prática de atividades físicas oferecendo espaços para exercícios ou parcerias com academias locais. Isso é essencial para aumentar a produtividade da equipe. 

Além disso, disponibilize opções de alimentação saudável no local de trabalho, como lanches naturais e frutas frescas. Funcionários saudáveis e bem cuidados são mais engajados, motivados e produtivos. 

Organização 

Estabelecer sistemas de organização claros, como armazenamento de documentos e materiais, evita a perda de tempo procurando por itens essenciais. 

Além disso, um espaço limpo e organizado promove uma sensação de ordem e clareza mental. O ambiente bagunçado pode gerar confusão e estresse na equipe. 

Conclusão 

Ao projetar o escritório com foco na produtividade, considerando aspectos como iluminação, cores, espaços versáteis, layout, ergonomia, organização, áreas de descanso e incentivo à saúde, você vai ter um ambiente propício ao alto desempenho. 

Lembre-se de adaptar essas dicas às necessidades específicas da sua empresa e de seus colaboradores. 

Um espaço de trabalho bem planejado e estruturado proporciona um ambiente motivador, funcional e agradável, contribuindo para resultados positivos e o crescimento da empresa. 

Regresar al blog

Deja un comentario

Ten en cuenta que los comentarios deben aprobarse antes de que se publiquen.