Dor nas costas? Descubra como uma cadeira ergonômica pode reduzir esse desconforto

Dor nas costas? Descubra como uma cadeira ergonômica pode reduzir esse desconforto

Quem passa muitas horas sentado, vai sentir, se já não sentiu, um desconforto ao fim do dia: dor nas costas. 

É um problema comum, inclusive já constatado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). E, muitas vezes, a causa está na má postura e no uso de móveis inadequados. 

No entanto, uma solução eficaz para o problema é investir em uma cadeira ergonômica. Neste texto, vamos explorar como uma cadeira ergonômica pode proporcionar conforto e alívio para quem sofre de dor nas costas. 

Quais são as principais causas de dores nas costas? 

80% da população mundial já teve ou vai ter dor nas costas. A afirmação é da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

O Ibope Conecta, em parceria com a marca de remédios, entrevistou 1.500 pessoas Brasil. Ao final da pesquisa, 63% responderam sentir dor nas costas. 

Ou seja, é um problema comum nos consultórios do país. Veja abaixo quais são as principais causas desse problema: 

- Postura incorreta; 

- Sedentarismo; 

- Lesão muscular; 

- Doenças hepáticas, renais e respiratórias; 

- Gravidez (no caso das mulheres) etc. 

Má postura 

Essa merece destaque por ser a principal causa de dores nas costas, segundo médicos. Muitas vezes, a gente nem percebe os vícios de postura. 

Ficar com a cervical abaixada por muito tempo, andar curvado, cruzar as pernas, projetar a coluna para frente ao ficar sentado etc. 

O último ponto merece destaque, já que as pessoas ficam horas sentadas no trabalho. E uma cadeira ergonômica pode ser de grande ajuda nessa situação. 

O que é uma cadeira ergonômica? 

Antes de descobrir os benefícios de uma cadeira ergonômica, é importante entender o conceito de ergonomia. 

A ergonomia se concentra no design e na adaptação do ambiente de trabalho às necessidades do corpo humano. 

Uma cadeira ergonômica é projetada, especificamente, para fornecer suporte adequado à coluna vertebral, promover uma postura correta e distribuir o peso do corpo de forma equilibrada. 

Geralmente, produtos desse tipo vem com o selo NR-17. É um certificado que atesta a qualidade da cadeira. 

6 qualidades de uma cadeira ergonômica 

Uma cadeira ergonômica traz uma série de ajustes que vão te ajudar a manter a postura adequada quando estiver sentado e, assim, evitar dores nas costas. 

Veja abaixo as 6 qualidades que essas cadeiras trazem e entenda como cada uma vai te ajudar. 

Regulagem do apoio de cabeça 

O apoio de cabeça está presente na maioria das cadeiras, mas, nem sempre, é possível fazer ajustes deste acessório. 

E cadeiras ergonômicas forcem regulagem dessa parte. Com isso, você pode alterar a altura do apoio de cabeça, o ângulo e a direção (mais para frente ou mais para trás). 

Ou seja, você pode deixar essa parte da maneira que você se sinta o mais confortável possível. 

Encosto com ajuste de inclinação 

Um encosto com ajuste de inclinação é outro aspecto importante a ser considerado. Isso permite que você regule o ângulo do encosto de acordo com sua preferência e necessidade. 

Ao inclinar levemente o encosto para trás, você reduz a pressão na coluna e promove uma postura mais relaxada, evitando a sobrecarga nas costas. 

Suporte lombar ajustável 

O suporte lombar é essencial para manter a curva natural da coluna vertebral e aliviar a pressão sobre a região lombar. 

Ao escolher uma cadeira, verifique se tem um suporte lombar ajustável. Isso vai permitir que você adapte a curvatura de acordo com suas necessidades individuais. 

Altura e profundidade do assento 

A altura e a profundidade do assento também desempenham um papel fundamental no alívio das dores nas costas. 

Essa regulagem permite ajustar a altura do assento para que seus pés fiquem apoiados no chão de forma confortável, mantendo os joelhos em um ângulo de 90 graus. 

Além disso, verifique se a profundidade do assento (mais para frente ou mais para trás) é adequada para que você possa sentar-se com as costas totalmente apoiadas no encosto, sem pressionar excessivamente a parte de trás dos joelhos. 

Além disso, o ajuste de profundidade é essencial para quem é alto e tem pernas grandes. Já que, com esse recurso, você pode regular para que as pernas fiquem totalmente apoiadas no assento, sem se sentir desconfortável. 

Braços ajustáveis 

Os braços ajustáveis são um recurso valioso em uma cadeira ergonômica porque permitem que você ajuste a altura, direção, ângulo e profundidade. 

Braços bem ajustados permitem que seus ombros fiquem relaxados e seus braços fiquem apoiados de forma adequada, reduzindo a tensão nos ombros e nas costas. 

Material e acolchoamento 

O material e o acolchoamento da cadeira também são importantes para o conforto. Escolha um material durável, de fácil limpeza e respirável. Cashmere, mesh, knit e linho são alguns indicados. 

O acolchoamento deve ser firme o suficiente para proporcionar suporte, mas também confortável o bastante para evitar pontos de pressão excessiva. 

Qual a melhor cadeira ergonômica? 

Agora que você sabe o que é uma cadeira ergonômica e o que uma deve trazer, é hora de ver qual é a melhor para você. 

Abaixo, você vai ver alguns modelos de cadeiras da Elements. A empresa é conhecida no mercado por ter mobiliário ergonômico e com cerificados de qualidade. Confira: 

Astra 

Revestida em mesh premium, a Astra é uma cadeira que traz inclinação de 90º a 120º, apoio de cervical e ajuste de apoio de braço e altura. Além de um apoio de lombar. 

Vertta 

Cadeira com encosto curvo, simulando a arqueadura da coluna vertebral, conta com apoio de cabeça regulável, ajuste de inclinação, apoio de lombar, ajuste de altura e profundidade a depender do modelo. 

Sophy 

Com revestimento premium, a Sophy é uma cadeira com alto nível de ajustes: apoio de cabeça, inclinação em 150º, tensão do apoio de lombar, altura e profundidade do assento e apoio de braço. 

Magna 

Cadeira robusta e na pegada gamer, a Magna tem versões com tecido em linho ou knit, que são de fácil limpeza, agradáveis ao toque e respiráveis. 

Com apoio de cabeça integrado à cadeira, traz ajustes de altura, inclinação, altura e dos apoios de braço. 

Lunari 

Revestida em knit, a Lunari também tem designer gamer e é uma cadeira grande, essencial para pessoas com estrutura corporal robusta. 

Conta com apoio de cabeça magnético, ou seja, pode ser colocado e removido com facilidade, ajuste de inclinação, altura, dos apoios de braços e regulagem do apoio de lombar (interno). 

Joplin 

Com mesh sul-coreano, que se ajusta ao corpo, mas retorna à posição original depois do uso, a Joplin é uma cadeira premium muito indicada para home office e espaços corporativos. 

Conta com apoio de cabeça, ajustes de inclinação, altura, profundidade do assento e dos apoios de braços. A Joplin ainda traz um diferencial: apoio de braço 5D. 

Isso significa que os ajustes de altura e de inclinação podem ser feitos nos apoios de braços, em gatilhos de fácil acesso. O que torna a cadeira ainda mais ergonômica. 

Nemesis 

Uma cadeira de elite, com altíssimo nível de ajustes, a Nemesis tem um design gamer sóbrio, ou seja, vai combinar com todo o tipo de espaço. Do mais despojado, como o gamer, ao mais sério, como o corporativo. 

Te ajuste de altura, direção e angulação do apoio de cabeça; regulagem de altura do encosto e de inclinação; ajuste de tensão do encosto na função balanço; regulagem de altura e ajuste de profundidade do assento. 

Além disso, tem apoio de braços 5D. Isso quer dizer que tem ajuste de altura, profundidade, largura, rotação e os gatilhos para regulagem de inclinação do encosto e altura do assento na ponta dos braços. 

Conclusão 

Investir em uma cadeira ergonômica é uma decisão inteligente para quem sofre de dor nas costas. Essa peça de mobiliário, projetada com base nos princípios da ergonomia, pode trazer alívio significativo e melhorar sua qualidade de vida no trabalho ou em casa. 

Ao fornecer um suporte adequado para a coluna vertebral, a cadeira ergonômica ajuda a corrigir a postura e reduzir a pressão nas costas. 

Além disso, os ajustes personalizáveis permitem que você encontre a posição mais confortável. Essa adaptabilidade te ajuda a manter uma postura correta, evitando o desconforto e as dores associadas à má postura. 

A distribuição equilibrada do peso corporal é outro benefício importante proporcionado por uma cadeira ergonômica. 

É importante lembrar que a cadeira ergonômica é apenas uma parte da equação para prevenir e aliviar a dor nas costas. 

Complemente o uso da cadeira com pausas regulares para se levantar, alongar e se movimentar. Praticar exercícios que fortaleçam a musculatura das costas também é fundamental para manter uma postura saudável. 

Com o tempo, você vai notar uma redução significativa da dor nas costas, além de melhorias na produtividade e no seu bem-estar geral. aça da cadeira ergonômica um investimento valioso para o seu conforto e qualidade de vida. 

Back to blog

Leave a comment

Please note, comments need to be approved before they are published.