Modulado ou planejado: que tipo de móvel é melhor para mim?

Modulado ou planejado: que tipo de móvel é melhor para mim?

Se você está mobiliando sua casa, empresa escritório ou home office, provavelmente está com essa dúvida: móvel modulado ou planejado, qual é o melhor? 

Existe uma opção melhor ou pior? Não, até porque cada uma oferece uma vantagem diferente, dependendo do espaço e necessidade de cada um. 

Até o fim deste texto, você vai entender as características de cada tipo de móvel, modulado ou planejado, os benefícios de cada um e qual é a mais indicada para você. 

Aqui vai uma dica: independentemente do tipo, é ideal optar por móveis ou projetos ergonômicos, ou seja, que você não precise fazer esforço ou se contorcer para acessar as coisas. A ideia resolver o problema e não causar outros. 

Vamos lá! 

O que é móvel modulado e quais são as vantagens 

Esse é aquele móvel padrão, que segue um tamanho e um modelo específico. É muito comum ver em lojas do varejo. 

Geralmente, não há exclusividade nesse tipo de produto, já que é produzido em larga escala, mas isso é uma vantagem e vamos explicar mais abaixo. 

Tem esse nome, modulado, porque são feitos a partir de módulos, que são montados e combinados para virar móveis para funções distintas. 

São prateleiras, armários, gavetas etc. E há uma série de vantagens nesse tipo de projeto. Vamos discutir logo abaixo. 

4 vantagens do móvel modulado 

Esse tipo de móvel tem grandes pontos fortes, mas, aqui, vamos mostrar os três principais, que podem fazer sentido para você. 

Custo 

Por ser fabricado em grande volume, o que diminui os custos de produção, o produto final costuma ser mais barato em comparação com o planejado, por exemplo. 

Ou seja, se seu orçamento está apertado, pode ser mais interessante optar pelo móvel planejado, por ser mais acessível. 

Essa opção é ideal para quem deseja economizar, sem renunciar à qualidade e funcionalidade dos móveis. 

Instalação fácil 

Na maioria dos casos, esses móveis chegam para os clientes totalmente desmontados. Mas com manual simples e todas as peças e ferramentas necessárias para a montagem. 

Além disso, cada peça já vem pronta. Ou seja, não há a necessidade de modificações ou ajustes para que o móvel fique 100% montado. 

Vale destacar que os produtos seguem uma montagem padrão e não exige outras habilidades para que a pessoa faça a instalação correta. Dificilmente vai exigir a contratação de um especialista para montar. 

Versátil 

Dependendo do tamanho do móvel, você pode trocá-lo de lugar sem dificuldade. Um gaveteiro, por exemplo, não exige muito espaço porque cabe em qualquer canto. 

Isso permite adaptar o mobiliário ao tamanho e formato do ambiente, seja em um apartamento pequeno ou em uma casa espaçosa. 

Transporte 

E a versatilidade traz outra vantagem, a possibilidade de levar para lugares fora de casa, por exemplo. 

Se a pessoa vai se mudar, ela pode transportar o móvel modulado sem nenhum problema. Muito diferente de um planejado, em que não há essa possibilidade.  

Móveis planejados: 4 vantagens desse tipo de projeto 

Sabe quando você chega em um lugar e o móvel se encaixa perfeitamente no espaço, preenchendo todos os cantos? Esse é um móvel planejado. 

Nesse tipo de projeto, o móvel é fabricado sob medida para um espaço específico. Em outras palavras, é totalmente personalizado. Abaixo, a gente te mostra algumas vantagens.  

Personalizado 

Diferentemente do modulado, em projetos de móveis planejados você é quem define tudo. Da cor ao estilo do produto. 

O profissional que for desenhar o seu projeto, vai te dar a opção de escolher, até mesmo, os materiais a ser usados na composição do móvel. 

Em outras palavras, você pode ter móveis que estejam de acordo com o seu espaço e decoração, do seu jeito! 

Aproveitamento 

Por isso, um outro ponto forte que pode ser notado no móvel planejado, em comparação com o modulado, é o aproveitamento do espaço. 

Como falamos anteriormente, esse tipo de projeto é muito fácil de ser reconhecido nos ambientes, já que as partes estão perfeitamente encaixadas no ambiente. 

É que tudo é feito sob medida, para aquele lugar específico. Por isso, é possível aproveitar o tamanho e cada canto de um lugar para que o móvel seja instalado. 

Otimização 

Com isso, mesmo que o espaço seja pequeno, é possível aproveitar o ambiente para construir um armário, por exemplo, com várias divisórias, gavetas de tamanhos diversos, nichos etc. 

Tudo de maneira a aproveitar o espaço para que você possa organizar suas coisas. 

Qualidade 

Como é um projeto personalizado, na maioria dos casos os planejados são feitos em MDF ou HDF, materiais muito reconhecidos pela qualidade, resistência e durabilidade. 

E que como cada projeto é feito para que o móvel fique sempre no mesmo lugar, a fabricação vai levar materiais de qualidade para que o produto dure por mais tempo. 

Situações ideais para móveis modulados ou planejados 

Até aqui, você entendeu as qualidades dos móveis modulados e planejados. Mas se ainda há dúvidas sobre qual escolher para a sua necessidade, vamos falar para que tipo de pessoa cada produto pode ser ideal. 

Móvel modulado é para quem? 

Se você mora em um espaço alugado ou pretende mudar-se no futuro, os móveis modulados são uma opção conveniente, pois podem ser facilmente desmontados e transportados. 

Além disso, se você precisa de soluções de mobiliário econômicas, mas ainda com boa qualidade e funcionalidade, os móveis modulados são uma escolha vantajosa. 

Por fim, os móveis modulados são ideais para pessoas que desejam flexibilidade e praticidade. 

Móvel planejado é para quem? 

Os móveis planejados são ideais para aqueles que buscam maximizar o espaço disponível e desejam um design personalizado e exclusivo. 

Se você quer um espaço com características únicas, como cantos difíceis de serem aproveitados, um teto rebaixado ou uma planta irregular, os móveis planejados são a opção perfeita para otimizar o espaço e atender às suas necessidades específicas. 

Conclusão 

Entenda que que não há escolha certa, mas a definição entre móvel modulado e planejado vai depender de questões como gosto pessoal, espaço e orçamento. 

Se você quer organizar o seu espaço, busca versatilidade e pouco gasto, talvez a melhor escolha seja o móvel modulado. 

Agora se sua escolha está pautada em exclusividade, na possibilidade de o produto ter a sua cara, o móvel planejado pode ser a melhor escolha. Ainda mais se recurso financeiro não for problema. 

Avalie cuidadosamente as características de seu espaço, suas necessidades e seus recursos financeiros antes de tomar uma decisão. 

Lembre-se de que os dois tipos de móveis podem contribuir para uma casa funcional e esteticamente agradável. Então escolha aquele que melhor se adequa às suas circunstâncias e estilo de vida. 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.