Mês do Consumidor
Termina em:
Um espaço home office bem iluminado com dois setup ergonômicos.

Home office sem dor: 7 ações para ter um setup ergonômico e confortável

Você se desloca pouco, já que o escritório está a 5 ou 10 pessoas da cama. Bom porque não tem aquele trânsito barulhento, lento e que furta toda a paciência.

O trabalho termina às 18h e às 18h você já está em casa. Benesses que o home office traz para quem fez de uma parte da sala ou um quarto que ninguém usa o próprio escritório.

Parece perfeito, né? Não é! Mesmo com toda essa vantagem, o home office fez surgir quase que uma epidemia de dores nas cotas.

Porque, nem sempre, quem trabalha de casa se preocupa com a chamada ergonomia. Aí essas pessoas acabam sendo punidas no fim do dia com uma série de dores.

Mas a gente elaborou um guia de como ter um espaço home office que não te faça sofrer. Depois disso, você vai perceber que quando elimina os desconfortos, uma determinada qualidade passa a fazer parte de seu dia.

Mas vamos lá que você vai entender!

Por que tem tanta gente do home office com dores?

A The Lancet, uma revista de medicina do Reino Unido, publicou um estudo global apontando que, somente em 2020, primeiro ano da pandemia, 619 milhões de pessoas em todo o globo sofreram com dor lombar.

Os pesquisadores responsáveis por esse levantamento estimam que essa onda deve não só prevalecer como aumentar. A estimativa é a de que mais 840 milhões de pessoas sintam dores nessa região até 2050.

Causas

O mesmo estudo traz as origens de tantas dores. Parte dos casos, apontam os pesquisadores, foi atribuída a fatores ergonômicos ocupacionais.

Em outras palavras, as condições do ambiente de trabalho e características das tarefas feitas trabalhadores têm relação com desconfortos na região lombar.

O próprio estudo cita ficar sentado ou em pé por períodos prolongados, curvar-se ou levantar pesos elevados.

Isso pode revelar que pessoas e empresas continuam ignorando a ergonomia no ambiente profissional. E, com isso, há uma persistência na má postura.

Além disso, a pesquisa também esclarece que as dores podem ser resultado do estilo de vida, como o consumo de tabaco e a obesidade.

A Importância do setup ergonômico no home office

Imagem mostra um setup ergonômico em um ambiente de home office. Em destaque, uma cadeira e uma mesa da Elements.

A resposta para o título acima poderia ser somente uma: para evitar tudo o que o estudo publicado na The Lancet aponta aconteça com você.

É uma resposta válida, porque um setup ergonômico, ou seja, um espaço de trabalho com mobiliário que estimule a boa postura, pode prevenir:

- Dor de cabeça;

- Dor na cervical;

- Dores nas costas;

- Dores na lombar;

- Problemas relacionados à lordose;

- Dores nos punhos etc.

E quando todos esses desconfortos não fazem mais parte do espaço, você passa a uma situação de bem-estar e, por isso, começa a ter produtividade. Sabe por quê?

Pensa o seguinte: se sua cadeira ou mesa não são adequadas para você, o que acontece? Você para o tempo todo para se esticar, ajeitar a coluna, alongar e movimentar o pescoço.

Ao longo do dia, isso pode consumir um bom tempo das atividades. Fora a irritação que esse desconforto traz.

Por outro lado, quando você não precisa mais se preocupar com sua postura e está numa posição de conforto, você se sente mais disposto e o rendimento aumenta.

Como ter um setup ergonômico de home office

Trabalhar em casa tem uma série de vantagens, mas você já percebeu, até aqui, a importância de um setup ergonômico no home office.

Mas como trazer todos esses resultados da ergonomia (segurança, conforto e produtividade) para o espaço de trabalho. Abaixo, a gente traz um guia para você.

Espaço

Não é só escolher uma área da casa que ninguém mais usa ou espaço vago, não. O ambiente de home office precisa ser tranquilo e sem barulho.

Se você vive com a família, opte por um lugar reservado e evite, principalmente, áreas em que as pessoas passem o tempo todo.

Isso pode te desconcentrar e, até mesmo, elevar o nível de estresse, dependendo da situação.

Iluminação

A iluminação certa pode fazer toda a diferença. Posicione a luz de forma a evitar sombras ou reflexos na tela e proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável.

A iluminação natural também é uma excelente opção para manter o ambiente arejado. Por isso, sempre que possível, opte por um espaço de home office com janela.

Considere adicionar luz direcional para tarefas específicas, como leitura ou escrita. Luminárias ajustáveis e de mesa podem ser posicionadas conforme necessário, evitando esforço visual excessivo e destacando áreas específicas do seu espaço de trabalho.

Organização

Acredite, uma área organizada faz total diferença. Um ambiente limpo e ajeitado facilita a concentração e evita a dispersão.

Na medida do possível, mantenha à vista, somente, o que é necessário para o trabalho, para que você encontre com facilidade quando precisar.

E essa organização inclui até os cabos. Evite emaranhados de fios que podem prejudicar a estética e a segurança do ambiente.

Utilize organizadores para manter os cabos arrumados e fora do caminho, contribuindo para um espaço mais organizado e limpo.

Cadeira

Entenda que uma boa cadeira ergonômica é um investimento. Afinal, você vai passar horas do seu dia sentado para desempenhar suas atividades.

Uma cadeira ergonômica precisa ter uma série de elementos, como boa construção, tecido ou espuma confortáveis e resistentes e, por fim, um bom nível de ajustes:

- Apoio de cabeça ajustável;

- Apoio de lombar regulável;

- Inclinação do encosto com ajustes;

- Ajuste de altura;

- Apoio de braços adaptáveis etc.

Cadeiras premium, por exemplo, podem trazer ainda mais recursos como ajuste de profundidade do assento, altura do encosto e regulagem de tensão da lombar.

Claro que tudo vai depender de sua necessidade e bolso. Mas é importante ficar de olho nos ajustes porque você pode personalizar a cadeira para que fique doo seu jeito.

E não ignore a sua altura e peso quando for investir nesse mobiliário. Olhe o guia de compras para entender qual é a mais indicada para o seu biotipo.

Mesa

Aqui você deve ter a mesma atenção que vai dedicar à escolha de uma cadeira. Avalie se a mesa tem uma altura adequada para você.

Uma boa opção, ainda mais se você precisa desempenhar atividades em pé ou divide o espaço com mais pessoas, é a mesa com ajuste elétrico de altura.

A combinação de cadeira e mesa ajustáveis ajuda a evitar dores nas costas e no pescoço, garantindo longas horas de trabalho sem desconforto.

Postura

 

No vídeo acima, a fisioterapeuta Camila Ferro explica qual é a postura recomenda para quem passa muito tempo sentado.

Mas, basicamente, você precisa:

- Se sentar com a coluna ereta e os pés apoiados no chão ou em um suporte;

- Manter os braços e antebraços em um ângulo de 90 graus em relação à mesa. Para isso, você pode ajustar o apoio de braços da cadeira para que fique no mesmo nível da mesa;

- Posicionar o monitor na altura dos olhos para reduzir a tensão no pescoço. Isso não apenas melhora a postura, mas também contribui para a saúde ocular. Se usa notebook, considere suportes ajustáveis para garantir a posição ideal.

Pausas

Você pode ter o melhor setup ergonômico para o seu home office, mas de nada adianta se você não fizer pausas.

Mude de posição, alongue-se e ajuste sua cadeira quando necessário. E, se sua mesa permitir, trabalhe um tempo de pé.

Médicos recomendam que a gente se levante a cada 30 minutos e, se possível, fique de pé por, pelo menos 5 minutos para que a circulação do corpo volte ao normal, já que, sentado, ela reduz.

Especialistas ainda dizem que trabalhar de pé reduz uma série de riscos de saúde, inclusive cardíacos.

Ao implementar essas práticas simples, você não apenas cuida da sua saúde, mas também otimiza seu desempenho no home office.

Um setup ergonômico não é apenas uma tendência, mas sim uma necessidade para quem busca equilíbrio entre trabalho e bem-estar. Parte superior do formulário

Conclusão

Apostar em um setup ergonômico de home office é um investimento em sua saúde e produtividade.

Lembre-se, a ergonomia sempre deve ser prioridade quando falamos em trabalho remoto. Portanto, não hesite em fazer as alterações necessárias para criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Se você precisa de mobiliário ergonômico para montar ou adaptar o seu setup para o home office, a Elements tem as cadeiras e mesas necessárias para esse espaço produtivo e seguro.

Clique no link abaixo para conhecer o mobiliário que vai te trazer conforto, segurança e rendimento em suas horas de trabalho.

Botão azul clicável com o texto "quero mobiliário ergonômico".
Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.