Mês do Consumidor
Termina em:
Cadeira sem apoio de cabeça preta, indicada para pessoa baixa, em um setup escuro.

Cadeiras para pessoas baixas: 3 opções ergonômicas ideais para quem tem menos de 1,70 m

Pessoas de menor estatura têm o mesmo problema de pessoas altas: encontrar uma cadeira ideal para o biotipo. Sim, é um desafio para os dois grupos.

A boa notícia é que existem indicações de cadeiras para pessoas baixas. E, neste texto, a gente vai explorar a importância de investir em uma cadeira adequada para sua estatura.

Além disso, vamos te apresentar três opções perfeitas para que você se sinta mais confortável e ergonômico durante a jornada de trabalho ou estudos.

Vamos lá!

Por que pessoas baixas devem se preocupar com a escolha da cadeira?

Uma cadeira branca e cinza, indicada para pessoa baixa, em um espaço de home office.

Um estudo sobre a relação da alimentação na infância com a altura, publicado pela Imperial College of London, traz também dados sobre a altura média da população mundial.

No Brasil, segundo a pesquisa, a média é de 1,75 m para homens e 1,62 cm para mulheres. Partindo disso, vamos considerar como baixas pessoas com menos de 1,70 m.

Levando isso em consideração, vamos entender por que pessoas de menor estatura devem se preocupar com a cadeira que vão usar.

Ergonomia

Pessoas baixas vão se sentir mais ajustadas em cadeiras ergonomicamente projetadas para elas porque esses produtos vão oferecer suporte necessário para que elas não se sintam desconfortáveis ou tenham que lidar com dores ao longo do dia.

Alcance

Em ambientes de trabalho ou estudo, a altura da cadeira pode influenciar diretamente no alcance das superfícies de trabalho, seja o chão ou a própria mesa.

Se a cadeira for muito alta, não recomendada para este perfil, as pessoas mais baixas podem encontrar dificuldades em manter uma postura correta.

O que vai impactar, negativamente, a eficiência e o conforto durante as horas de trabalho.

Bem-estar

O bem-estar físico e mental está intrinsecamente ligado à qualidade do mobiliário que utilizamos diariamente.

Uma cadeira inadequada pode resultar em dores crônicas, fadiga e, até mesmo, afetar o humor. Consequentemente, tudo isso pode afetar a produtividade durante o dia.

Por isso, a escolha de uma cadeira que atenda às necessidades específicas de pessoas baixas não é apenas uma questão de conforto imediato, mas também de investimento na saúde a longo prazo.

Características de uma cadeira ideal para pessoas baixas

Uma cadeira para pessoa baixa precisa ter uma série de requisitos para que você, que tem menos de 1,70 m, tenha todos os resultados citados no tópico anterior.

1 - Ajustes: cadeiras ergonômicas costumam ter um nível considerável de ajustes, do apoio de cabeça à altura do assento. Sendo o último o mais importante.

A possibilidade de personalizar a altura da cadeira vai permitir que a pessoa encontre a posição mais confortável, garantindo um suporte adequado para a coluna vertebral.

Mas entenda que o assento não pode ficar muito longe do chão, para que os pés não fiquem suspensos, já que o recomendado por fisioterapeutas/ergonomistas é que os pés fiquem totalmente apoiados ao chão.

2 – Assento: é importante que o assento da cadeira não tenha muita profundidade, ou seja, comprimento. O ideal é que meça, no máximo, 52 cm.

Isso vai permitir que as pernas fiquem ergonomicamente encaixadas na cadeira, sem pressionar a parte de trás do joelho ou pegando na panturrilha.

Do contrário, se for um assento muito grande, pode condicionar a perna da pessoa mais baixa a ficar suspensa, sem que os pés façam contato com o chão. O que não é recomendado.

3 – Apoio de braços: esse acessório é importantíssimo, ainda mais se for ajustável. É que o apoio permite às pessoas firmar os braços na mesma altura da mesa.

Quando não há esse suporte, muitas vezes a pessoa fica com o braço solto ou, parcialmente, apoiado. Além de gerar desconforto, sobrecarrega os ombros e pode causar dores mais intensas no decorrer dos dias.

Três cadeiras ideais para pessoas baixas

A Elements oferece opções projetadas, especificamente, para atender às necessidades ergonômicas de pessoas baixas.

Vamos explorar as características distintas de três cadeiras notáveis: Astra, Olympia e Helene Special. Essas se destacam como escolhas ideais para proporcionar conforto e suporte aos usuários de estatura mais baixa.

Cadeira Astra

Começamos com uma cadeira de entrada, Astra da Elements. É a mais vendida da marca e traz o suporte necessário para pessoas mais baixas.

Com o ajuste de altura, a Astra oferece a flexibilidade necessária para se adaptar às preferências das pessoas de menor estatura.

O apoio de lombar ajustável proporciona um suporte extra, garantindo uma postura correta durante longos períodos de uso.

A Astra também conta com apoio de braços retrátil e reclínio automático do encosto. É recomendada para quem tem, no máximo, 1,75 m e 100 kg.

Especificações

Altura do encosto: 56 cm

Altura do apoio de braços: 29 cm

Profundidade do assento: 51 cm

Altura do assento: de 40 cm a 50 cm

Cadeira Olympia

Dessa lista, a Olympia é a única opção sem apoio de cabeça, caso a pessoa prefira uma cadeira ergonômica sem este acessório. No entanto, tem características que surpreendem.

Tem ajustes precisos de altura e do suporte de lombar. Sem contar o apoio de braços em que se pode regular a altura do acessório, a rotação e profundidade (3D).

Além disso, traz ajuste de encosto que permite travar o reclínio em qualquer posição. E esse conjunto torna a cadeira Olympia uma das opções ideias para quem procura ergonomia e conforto.

A cadeira Olympia da Elements é recomendada para pessoas de, no máximo, 1,80 m e 120 kg.

Especificações

Altura do encosto: 60 cm

Altura do apoio de braços: de 30 cm a 40 cm

Profundidade do assento: 45 cm

Altura do assento: de 45 cm a 55 cm

Cadeira Helene Special

Com um design de ponta, a cadeira Helene Special é uma escolha que complementa o estilo da pessoa e atende às necessidades ergonômicas.

Revestida cuidadosamente com mesh, é uma cadeira que tem ajuste do encosto, de altura, do apoio de lombar e traz suporte de braços 3D.

A Helene Special traz apoio de cabeça. No entanto, o acessório é fixo, mas sem prejudicar o conforto e ergonomia de pessoas baixas que precisam de uma cadeira ergonômica.

É uma cadeira recomenda para pessoas de, até, 1,70 m e 120 kg.

Especificações

Altura do encosto: 60 cm

Altura do apoio de braços: de 20 cm a 28 cm

Profundidade do assento: 52 cm

Altura do assento: de 43 cm a 53 cm

Qual das três é a melhor?

As três opções citadas acima oferecem ergonomia e conforto para pessoas de menor estatura, ou seja, são as cadeiras indicadas para pessoas baixas.

No entanto, cada uma tem características, ajustes e dimensões distintas. Além do valor, já que para cadeira há um investimento diferente.

Por isso, a melhor cadeira dentre essas três pode depender desses fatores, além de outras questões pessoais.

Conclusão

Investir em uma cadeira adequada é crucial para garantir o conforto e a saúde, especialmente para pessoas baixas.

As opções da Elements - Astra, Olympia e Helene Special - oferecem soluções sob medida, proporcionando não apenas suporte ergonômico, mas também um toque estiloso ao seu ambiente.

Ao escolher uma cadeira que atenda às suas necessidades específicas, você está investindo no seu bem-estar a longo prazo.

E se estiver curioso para conhecer toda a linha ergonômica da Elements, clique no link abaixo e veja como seu espaço de estudos ou de trabalho pode ficar ainda mais produtivos.

Botão roxo clicável com a frase "quero mais ergonomia".
Voltar para o blog

2 comentários

Minha esposa tem uma Olympia que utiliza em sua loja. Ela ama a cadeira, além de muito confortável, possui um design muito elegante, se encaixando em diversos cenários!

Vinicius

Realmente, é um desafio encontrar cadeiras que atendam ao biotipo de quem tem menos de 1,70 m, e a explanação sobre a importância dessa escolha foi muito esclarecedora.

As características detalhadas das cadeiras Astra, Olympia e Helene Special fornecem uma visão abrangente sobre as opções disponíveis. As informações sobre ajustes, dimensões e recomendações de uso para cada uma são valiosas na hora de tomar uma decisão.

Considerando a variedade de necessidades e preferências individuais, a comparação entre as três cadeiras foi bastante útil.

Clailton Luiz

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.